Pesquisa Top of Mind: as marcas mais lembradas em 2023

14 de novembro de 2023

Foi divulgada nova edição da pesquisa “TOP OF MIND” da Folha de São Paulo/Datafolha sobre as marcas mais lembradas pelos brasileiros em 2023.

A pesquisa Top of Mind mostra a força que as marcas possuem no mercado e consiste basicamente na pergunta: “Quando você pensa em determinado assunto/segmento/termo, qual é a primeira marca que vem à sua mente?”.

A marca mais citada espontaneamente pelos consumidores é considerada o top of mind daquele segmento.

Abaixo temos a marcas vencedoras por região. Aqui na Região Norte houve a grande presença de lembrança de Havaianas.

Fonte: Folha de São Paulo

METODOLOGIA

O estudo foi: Quantitativo, através de 7.597 entrevistas pessoais e individuais, realizadas em pontos de fluxo.

Foram ouvidas pessoas a partir de 16 anos entre os dias 31 de julho a 08 de agosto de 2023 em todas as regiões do Brasil.

A margem de erro foi de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Fonte: Folha de São Paulo

“QUAL É A PRIMEIRA MARCA QUE VEM À SUA MENTE?”

Quando se pergunta “Qual é a primeira marca que vem à mente?”, três marcas dividem a lembrança espontânea dos brasileiros adultos, são elas: Nike, Omo e Coca-Cola. Esse ano a Nike foi lembrada por 8% dos respondentes. A pesquisa toda mede 80 categorias, segue algumas:

No segmento Alimentação, destacamos a hegemonia de marcas como Ninho, Qualy e Friboi:

Segmento compras. Havaianas detém quase 60% das lembranças na categoria Sandália:

No segmento Comunicação, a operadora Vivo continua líder tanto nas categorias Operadora de Telefone Celular quanto na de Banda Larga.

A Samsung se consolida cada vez mais na parte de eletrônicos como Celulares, notebooks e Smart TVs, seguida pela LG, enquanto vão perdendo terreno no decorrer dos anos Semp/Toshiba e Philips.

Fonte: Folha de São Paulo

Segmentos variados; Finanças, Higiene, Saúde e Transportes:

Na categoria “Bancos”, mesmo caindo para a metade, as citações para o Banco do Brasil ainda lideram. Desde 2019 há a presença do Nubank, ganhando espaço:

Fonte Folha de São Paulo

Natal, Carnaval e Páscoa

A pesquisa Top of Minds desse ano trouxe um segmento intitulado “Eventos”.

Associado a “Carnaval” a primeira citação foi a cerveja Brahma. No evento “Páscoa”, houve empate entre Cacau Show e Nestlé. Já no evento “Ceia de Natal” houve a menção de 24% dos respondentes para a Sadia.

Nos links abaixo você poderá encontrar mais informações sobre a Pesquisa e a Premiação:

https://top-of-mind.folha.uol.com.br/2023/10/coca-cola-nike-e-omo-sao-as-marcas-top-do-top-deste-ano.shtml

https://top-of-mind.folha.uol.com.br/2023/

https://datafolha.folha.uol.com.br/opiniao-e-sociedade/2023/11/conheca-os-vencedores-do-premio-top-of-mind-2023.shtml

Para fazer o download da pesquisa completa, contendo as 80 categorias:

https://media.folha.uol.com.br/datafolha/2023/11/06/cm2j1lfg7wdc2mxkf6sl9s7h3.pdf

Os dados para a a postagem foram obtidos através da pesquisa Top of Mind 2023

Compartilhar:

Vamos pesquisar com a Mentor?

Ligue para nós ou preencha o formulário de contato e venha tomar um café em nossos escritórios. Aqui vamos encontrar a melhor metodologia científica que as pesquisas oferecem para lhe ajudar em sua estratégia de gestão, eleição ou empreendimento.

FALE COM A MENTOR