Pesquisas Político-eleitorais

O sucesso eleitoral de um candidato está diretamente ligado a três fatores: o fortalecimento de sua imagem, a eficiência de seu discurso e o desempenho de seus concorrentes. O diagnóstico preciso de uma conjuntura político-eleitoral pode indicar os melhores caminhos a serem trilhados em uma campanha política.

A Mentor tem um amplo leque de serviços e técnicas de pesquisas, que são aplicados conforme necessidades e objetivos do cliente. Veja alguns exemplos:

Pesquisas eleitorais
Aplicação de baterias tradicionais da Ciência Política como: intenção de voto (espontânea e estimulada), simulações, segunda opção, rejeição, expectativa de vitória, perfil socioeconômico e geográfico do eleitor, pontos fracos e pontos fortes, etc.

Pesquisa de potencial e avaliação de imagem
Monitoramento que permite uma avaliação do capital simbólico do candidato (e de seus concorrentes), em termos de potencial eleitoral e de imagem.

Pesquisa de percepção e avaliação
Este tipo de trabalho é realizado com o objetivo de avaliar questões simbólicas junto a um grupo de eleitores. Neste tipo de pesquisa extrai-se sentimentos, percepções e avaliações dos eleitores em relação a um candidato, a um partido, a uma administração ou, ainda, a uma dada situação política. Pode-se testar a eficiência de propagandas, discursos, imagens, peças publicitárias, slogans, jingles, etc. Normalmente através de metodologia qualitativa.

Definição do perfil ideal, características e imagem
Verifica o imaginário social da população em estudo, decifrando o sistema de crenças e conjuntos de valores. Investiga questões ligadas às características e a imagens que os eleitores idealizam em torno de um político ideal.

Sondagens de questões temáticas ou polêmicas
Investiga a posição da população a respeito de um tema polêmico que esteja na agenda dos debates políticos/públicos. Monitora os principais meios de informação e de influência, estabelece os elementos e os argumentos de constituição discursiva e instrumentaliza ações de desconstituição do discurso.

Avaliações de gestão/ mandato (executivo e legislativo)
Em trabalhos voltados ao Executivo, primeiro realiza-se um diagnóstico em relação a administração e a atuação do administrador (em termos de eficiência, imagem e realizações) para depois se tomar os devidos direcionamentos político-sociais.
Já no caso de pesquisas direcionadas ao Legislativo, realizam-se avaliações da Casa Legislativa ou de Mandatos Individuais.
Estes estudos podem ser gerais ou setorizados e segmentados por bases eleitorais.

Investigação de demandas sociais e de infraestrutura
Este tipo de estudo indica as principais necessidades e recorta as demandas sociais da população em estudo. Também delimita as principais prioridades de infraestrutura, sociais, econômicas ou associativas da comunidade.

Vamos pesquisar com a Mentor?

Ligue para nós ou preencha o formulário de contato e venha tomar um café em nossos escritórios. Aqui vamos encontrar a melhor metodologia científica que as pesquisas oferecem para lhe ajudar em sua estratégia de gestão, eleição ou empreendimento.

FALE COM A MENTOR