Pesquisas de Mercado

A pesquisa é a chave para a compreensão da realidade. É o instrumento técnico que permite o conhecimento do potencial do mercado, o direcionamento ou avaliação da propaganda, a eficiência do marketing, a elaboração de estratégias de persuasão, enfim que auxilia o gestor à tomada de decisão coerente. Em outras palavras, a pesquisa permite a otimização e o direcionamento dos investimentos e, por consequência, o crescimento da empresa e a ampliação, fidelização ou qualificação do seu mercado.

Pesquisa de potencialidade de mercado
Procura diagnosticar o potencial de expansão do mercado, as características e o perfil dos consumidores. Explora a viabilidade de investimentos em determinado mercado com o estabelecimento de um novo produto, verificando as expectativas desse mercado.

Pesquisa de marca
Este tipo de pesquisa investiga o grau de inserção de uma marca no imaginário social dos consumidores. Identifica e correlaciona as marcas mais lembradas e mais procuradas pelos consumidores, verificando os fatores condicionantes desta inserção. Neste tipo de pesquisa pode-se testar a eficiência de propagandas, slogans, jingles…

Pesquisas de satisfação
Monitora o grau de satisfação dos clientes em relação a um determinado produto, ao atendimento, à administração ou à empresa como um todo. Estudo que objetiva a cristalização e a consolidação da preferência dos consumidores, com o monitoramento dos atributos positivos e negativos dos produtos, da empresa, assim como de seus principais concorrentes.

Teste de produtos em lançamento ou relançamento
Apresenta-se e testa-se um produto a grupos de referência, observando a percepção, a credibilidade e a conceituação do produto.

Avaliação de propagandas
Busca informações para subsidiar, otimizar, segmentar e/ou orientar campanhas publicitárias. Neste tipo de trabalho realizam-se testes de recepção a anúncios e peças publicitárias.

Pesquisas de audiência
Pesquisas que procuram medir a audiência em relação a um determinado meio de comunicação (rádio, jornal, televisão, internet…). Neste tipo de estudo verifica-se a preferência e os motivos que alicerçam a escolha, o perfil socioeconômico e geográfico dos entrevistados, entre outras questões.

Pesquisa por telefone
Entrevistas realizadas por telefone, no próprio call center da Mentor, com base em um cadastro de uma empresa ou de um guia telefônico online. Estudo indicado para empresas que possuem atendimentos por telemarketing ou sistemas de tele-entregas.

Pesquisas on-line
São realizadas entrevistas via e-mail com base em cadastros de empresas ou instituições, conforme segmentação do objeto de estudo.

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