Pesquisa Top of Mind: as marcas mais lembradas em 2023
14 de novembro de 2023
Foi divulgada nova edição da pesquisa “TOP OF MIND” da Folha de São Paulo/Datafolha sobre as marcas mais lembradas pelos brasileiros em 2023.
A pesquisa Top of Mind mostra a força que as marcas possuem no mercado e consiste basicamente na pergunta: “Quando você pensa em determinado assunto/segmento/termo, qual é a primeira marca que vem à sua mente?”.
A marca mais citada espontaneamente pelos consumidores é considerada o top of mind daquele segmento.
Abaixo temos a marcas vencedoras por região. Aqui na Região Norte houve a grande presença de lembrança de Havaianas.
METODOLOGIA
O estudo foi: Quantitativo, através de 7.597 entrevistas pessoais e individuais, realizadas em pontos de fluxo.
Foram ouvidas pessoas a partir de 16 anos entre os dias 31 de julho a 08 de agosto de 2023 em todas as regiões do Brasil.
A margem de erro foi de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
Quando se pergunta “Qual é a primeira marca que vem à mente?”, três marcas dividem a lembrança espontânea dos brasileiros adultos, são elas: Nike, Omo e Coca-Cola. Esse ano a Nike foi lembrada por 8% dos respondentes. A pesquisa toda mede 80 categorias, segue algumas:
No segmento Alimentação, destacamos a hegemonia de marcas como Ninho, Qualy e Friboi:
Segmento compras. Havaianas detém quase 60% das lembranças na categoria Sandália:
No segmento Comunicação, a operadora Vivo continua líder tanto nas categorias Operadora de Telefone Celular quanto na de Banda Larga.
A Samsung se consolida cada vez mais na parte de eletrônicos como Celulares, notebooks e Smart TVs, seguida pela LG, enquanto vão perdendo terreno no decorrer dos anos Semp/Toshiba e Philips.
Segmentos variados; Finanças, Higiene, Saúde e Transportes:
Na categoria “Bancos”, mesmo caindo para a metade, as citações para o Banco do Brasil ainda lideram. Desde 2019 há a presença do Nubank, ganhando espaço:
A pesquisa Top of Minds desse ano trouxe um segmento intitulado “Eventos”.
Associado a “Carnaval” a primeira citação foi a cerveja Brahma. No evento “Páscoa”, houve empate entre Cacau Show e Nestlé. Já no evento “Ceia de Natal” houve a menção de 24% dos respondentes para a Sadia.
Nos links abaixo você poderá encontrar mais informações sobre a Pesquisa e a Premiação:
https://top-of-mind.folha.uol.com.br/2023/
Para fazer o download da pesquisa completa, contendo as 80 categorias:
https://media.folha.uol.com.br/datafolha/2023/11/06/cm2j1lfg7wdc2mxkf6sl9s7h3.pdf
Os dados para a a postagem foram obtidos através da pesquisa Top of Mind 2023
Ligue para nós ou preencha o formulário de contato e venha tomar um café em nossos escritórios. Aqui vamos encontrar a melhor metodologia científica que as pesquisas oferecem para lhe ajudar em sua estratégia de gestão, eleição ou empreendimento.
FALE COM A MENTOR