Ipsos anuncia aquisição do Ipec e fortalece atuação em opinião pública e liderança em pesquisas de mercado no Brasil

27 de fevereiro de 2025

A Ipsos, uma das líderes mundiais em pesquisa de mercado, anuncia a aquisição do Ipec (Ipec Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), um dos principais players em pesquisa de opinião pública e política no Brasil.

Fundado em 2021 por executivos do IBOPE Inteligência, o Ipec é reconhecido por sua expertise em pesquisas de opinião e análises políticas, por meio de estudos qualitativos e quantitativos, tanto online quanto offline. A empresa também realiza estudos de consumo nas áreas de marca, comunicação e produtos. Possui capacidades únicas, principalmente quando se trata de projetos de alta complexidade que precisam representar adequadamente as diversas perspectivas da grande e variada população brasileira.

“Estou muito feliz em dar as boas-vindas às equipes do Ipec à Ipsos. Esta aquisição nos permite expandir nossa oferta de opinião pública na América Latina e atender à crescente demanda de nossos clientes por pesquisas de alta qualidade no Brasil, com base em nossos 30 anos de experiência no país”, afirma Ben Page, CEO global da Ipsos.

“Este movimento chega em um momento crucial. À medida que o mercado atravessa um período em que pesquisa e dados são essenciais, nossa união com o Ipec oferece uma vantagem estratégica para empresas, marcas e instituições que buscam entender as mudanças sociais e as tendências de consumo em constante evolução”, comenta Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil.

“Estamos muito satisfeitos em nos juntar à Ipsos, uma das maiores empresas de pesquisa de mercado do mundo. Estamos convencidos de que essa união trará benefícios significativos para nossos clientes e colaboradores, além de abrir novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento”, acrescenta Marcia Cavallari, CEO do Ipec.

IMPRENSA

A Ipsos preparou um Q&A com as principais dúvidas para a imprensa. Acesse ao final da matéria.

SOBRE A IPSOS

A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 países. A companhia, que tem globalmente mais de 6.000 clientes e 20.000 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo.

Fundada na França em 1975, a Ipsos está listada na Euronext Paris desde 1º de julho de 1999. A empresa faz parte dos índices SBF 120, Mid-60 e é elegível para o Serviço de Liquidação Diferida (SRD). Código ISIN FR0000073298, Reuters ISOS.PA, Bloomberg IPS:FP www.ipsos.com

SOBRE O IPEC

O Ipec é um instituto brasileiro de pesquisa e consultoria estratégica, reconhecido pela expertise em pesquisa de opinião pública e comportamento dos consumidores. Com uma equipe experiente e metodologias robustas, o Ipec fornece conhecimento e insights que contribuem para a construção de negócios e de uma sociedade mais sustentável para uma ampla gama de clientes.

Fonte: https://www.ipsos.com/pt-br


Q&A IMPRENSA
Atualizado em 25 de fevereiro de 2025

  • Por que a Ipsos decidiu pela aquisição do Ipec?

O Ipec (fundado por ex-executivos do IBOPE Inteligência) é uma referência de
qualidade no mercado de pesquisas complexas no país. A aquisição do Ipec
representa um movimento estratégico da Ipsos para consolidar sua posição de
liderança em pesquisas adHoc (sob demanda) no Brasil. O Ipec possui expertises
que complementam as da Ipsos em razão de sua robusta atuação nas áreas de
opinião pública e insights do consumidor. Estamos muito otimistas com esta nova
fase e certos de que os serviços oferecidos pelo Ipec agregarão muito aos serviços
da Ipsos.

  • O que esta mudança significa para o Ipec?

Com a aquisição, o Ipec passa a integrar o Grupo Ipsos, contando com sua sólida
estrutura global, abrangente portifólio de serviços e um inovador centro de ciência
comportamental, além das mais avançadas ferramentas de inteligência artificial e
análise de dados que ajudarão a enriquecer ainda mais os projetos e aprofundar a
relação com seus clientes.

  • A Ipsos está comprando IBOPE Mídia?

Não, a Ipsos está adquirindo o Ipec, sendo que este não detém nenhum vínculo
com o IBOPE Mídia.

  • Os relatórios divulgados continuarão sendo disponibilizados no site?

Todas as pesquisas proprietárias de Ipsos-Ipec serão disponibilizadas no site
www.ipsos.com/pt-br assim que vencerem seus respectivos embargos de
exclusividade com a imprensa. Sobre os projetos de clientes, serão
disponibilizados os estudos se autorizados ou alinhados previamente com o
cliente.

  • Vão continuar fazendo pesquisas eleitorais para serem divulgadas?

Sim, a Ipsos-Ipec tem a intenção de continuar com realização de pesquisas
eleitorais, aproveitando toda a expertise do Ipec neste tipo de estudo aliado ao
conhecimento global que a Ipsos tem nessa área, sendo a maior empresa do
mundo neste segmento.

  • Ipsos-Ipec continuarão realizando e divulgando pesquisas de opinião, como
    avaliação do presidente?

Sim, seguiremos realizando e divulgando pesquisas de opinião pública
regularmente trazendo todo o histórico evolutivo dessas pesquisas.

  • Haverá mudanças metodológicas nas pesquisas eleitorais? Serão
    incorporadas outras metodologias de pesquisas eleitorais usadas em outros
    países onde a Ipsos atua?

As pesquisas eleitorais continuarão contando com todo o rigor metodológico do
Ipec, tem também acesso agora à toda expertise que a Ipsos, como maior instituto
de pesquisa eleitoral no mundo, poderá agregar aos projetos.

  • Qual é o valor da transação?

Esta é uma informação estratégica que a empresa não divulga.

  • Qual é o contato de Ipsos-Ipec para a imprensa?

A Weber Shandwick é a assessoria de imprensa e PR da Ipsos.
E-mail: ipsos@webershandwick.com
Paula Resende – 41 99867-8317
Kelly Jamal – 11 97337-4186


Faça a sua pesquisa com a Mentor – O melhor instituto de pesquisas do Norte do Brasil.

Mentor Pesquisas – qualidade, agilidade e confiança!

Compartilhar:

Vamos pesquisar com a Mentor?

Ligue para nós ou preencha o formulário de contato e venha tomar um café em nossos escritórios. Aqui vamos encontrar a melhor metodologia científica que as pesquisas oferecem para lhe ajudar em sua estratégia de gestão, eleição ou empreendimento.

FALE COM A MENTOR