Mentor Pesquisas apresenta cenários às eleições para a Prefeitura de Belém/2024
11 de fevereiro de 2023
A Mentor Pesquisas, instituto que atua há 18 anos com estudos de pesquisas no Pará, Amapá e Maranhão, realizou pesquisa quantitativa em Belém/PA no período de 03 a 07 de fevereiro, em todos os oito distritos administrativos do município.
A pesquisa teve a aplicação de questionário estruturado, abordagem pessoal, face a face, preferencialmente domiciliar, porém também em pontos de fluxo populacional, utilizando aplicativo móvel de pesquisa, análise com SPSS Statistics, com georreferenciamento e fortíssimo controle de qualidade e auditoria e de todas as entrevistas.
A amostra da pesquisa foi de 817 entrevistas, com margem de erro de 3,5% e intervalo de confiança de 95%. O conjunto da população eleitoral do município com 16 anos ou mais foi tomado como universo da pesquisa.
A pesquisa foi dirigida pelo pesquisador e analista de dados Luiz Paulo Lopes, CEO da Mentor, MBA pela FGV-RJ, e coordenação de campo e controle de qualidade de Matheus do Vale, profissional muito experiente que já realizou nos últimos 20 anos controle de qualidade para inúmeros estudos do IBOPE/IPEC, e contando com equipe de 16 pesquisadores treinados e auditados pelo instituto.
Esse estudo de análise política e eleitoral teve foco principal em uma primeira etapa de análise da disputa que ocorrerá para o cargo de Prefeito de Belém nas eleições de 2024, avaliando a gestão atual do Prefeito Edmilson Rodrigues, do governador Helder Barbalho, o início da gestão do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como identificando nomes já comentados de forma espontânea e estimulada, além de estudar a rejeição e a imagem desses políticos junto ao recall e imaginário dos eleitores da capital.
Belém, com seus quase 1,5 milhão de habitantes e mais de 1 milhão de eleitores (1.067.070 eleitores segundo o TSE, janeiro/2023), com essa pesquisa da Mentor avança nos estudos e projeções para o próximo pleito de outubro/2024.
Para medir como os eleitores de Belém estão avaliando a administração do Prefeito Edmilson Rodrigues, fizemos duas perguntas principais, ambas estimuladas: na primeira, os eleitores avaliaram como “ótima”, “boa”, “regular positiva”, “regular negativa”, “ruim” ou “péssima”. Na segunda pergunta, os eleitores foram convidados a escolher entre as opções “aprova” ou “reprova”, não oferecendo opções intermediárias como aprova parcialmente ou reprova parcialmente.
Ótima, boa, regular+, regular-, ruim, péssima?
A avaliação mais citada foi a “Péssima” com 37,1% das citações dos entrevistados. A segunda avaliação mais citada foi a “Ruim”, com 16,3%, empatada tecnicamente com “Regular -” (15,4%) e “Regular +” (14,4%). Obviamente, essas avaliações indicam uma baixa aprovação à atual administração municipal.
Há diferença entre as avaliações de homens e mulheres?
Eleitores dos gêneros masculino e feminino demonstraram comportamento muito parecido, dentro da margem de erro da pesquisa, com leve maior desaprovação absoluta das mulheres à gestão municipal
Avaliação Global e Avaliação Absoluta
Para facilitar o entendimento dessas avaliações, as agrupamos de acordo com a proximidade e criamos dois índices: “Avaliação Global” e “Avaliação Absoluta”.
Na “Avaliação Global” somamos as citações “ótima”, “boa” e “regular+”, gerando a “Aprovação Global”; e somamos as citações “regular-“, “ruim” e “péssima”, gerando a “Desaprovação Global”.
A aprovação global da gestão totalizou 29,4% e a desaprovação global atingiu 68,8%, que é um número bastante elevado, já estando a gestão iniciando o seu terceiro ano (2021 / 2022 / 2023).
A aprovação absoluta da gestão totalizou 14,9% e a desaprovação absoluta atingiu 53,4%, tendo ainda 29,9% de eleitores que não aprovam, nem desaprovam completamente a gestão. Esses quase 30% de eleitores que são mais prováveis de se deslocarem para a aprovação ou desaprovação, dependendo da percepção das ações da gestão pública municipal.
Aprova ou Desaprova a administração de Edmilson?
Na segunda pergunta sobre a avaliação da atual gestão de Belém, onde as opções são simplificadas apenas para “Aprova” ou “Desaprova”, os resultados foram utilizados para comprovar a pergunta anterior.
As respostas confirmaram, em linhas gerais, a pergunta anterior e trouxe os indicadores de que 29,9% dos eleitores de Belém APROVAM A GESTÃO DE EDMILSON e 64,6% DESAPROVAM A GESTÃO MUNICIPAL.
Homens e mulheres mantiveram comportamentos similares.
E como está a avaliação da Gestão Edmilson nos Distritos de Belém?
Foram pesquisados todos os oito distritos de Belém. Houve bastante variação de indicadores entre os distritos. Alguns desaprovaram mais a gestão e outros tiveram avaliações melhores.
Os distritos que tiveram eleitores mais insatisfeitos com a gestão atual do município são:
– DAMOS (Mosqueiro): 85% de desaprovação,
– DABEN (Bengui e região): 73,1% de desaprovação,
– DABEL (Nazaré e região): 70,9% de desaprovação,
– DAGUA (Guamá e região): 69,0% de desaprovação.
Devemos observar, entretanto, que ao analisarmos subamostras, como as amostras por distrito, algumas tiveram menos de 100 entrevistas como DAMOS – Mosqueiro e DAOUT – Outeiro. Nesses casos, a margem de erro destas subamostras ficam muito altas, requerendo prudência na avaliação.
Acompanhe as próximas postagens que irão trazer ainda mais informações importantes sobre a Pesquisa Belém Fevereiro.
Pesquisa do Instituto Mentor realizada em Belém no período de 03 a 07 de fevereiro de 2023, com 817 eleitores e residentes nos oito distritos administrativos da capital paraense. Margem de erro de 3,5% com intervalo de confiança de 95%.
Direção da pesquisa feita por Luiz Paulo Lopes, CEO, pesquisador e analista de dados da Mentor Pesquisas. MBA FGV-RJ, 2001.
Autorizada a reprodução dos dados, desde que informada a fonte.
Faça a sua pesquisa com a Mentor – O melhor instituto de pesquisas do Norte do Brasil.
Mentor Pesquisas – qualidade, agilidade e confiança!
Ligue para nós ou preencha o formulário de contato e venha tomar um café em nossos escritórios. Aqui vamos encontrar a melhor metodologia científica que as pesquisas oferecem para lhe ajudar em sua estratégia de gestão, eleição ou empreendimento.
FALE COM A MENTOR