Mentor Pesquisas divulga novo estudo eleitoral em Belém: mudanças importantes na corrida à prefeitura

22 de junho de 2024

Hoje, 22 de junho, o Instituto de Pesquisas Mentor publica o seu mais novo estudo eleitoral feito em Belém, em pesquisa registrada no TRE sob número PA-07215/2024.

Foram entrevistados 625 eleitores de 39 bairros de todos os distritos de Belém, inclusive os distritos menores e mais afastados como o distrito DAMOS (bairros da ilha de Mosqueiro) e DAOUT (bairros do Outeiro), desde que fossem eleitores em Belém e morassem naquela casa onde foram entrevistados, em coleta com metodologia residencial, face-a-face, utilizando aplicativo móvel da Mentor (com controle de georreferenciamento das entrevistas) e com rigoroso trabalho de controle de qualidade da pesquisa, com auditoria local e verificação por telefone, confirmando se a pessoa realmente participou da pesquisa e se suas respostas confirmam com o que foi coletado pela equipe de entrevistadores da Mentor, o que é a marca registrada do Instituto: informações imparciais e tecnicamente corretas.

A pesquisa avaliou diversos cenários eleitorais de primeiro turno para prefeito de Belém, com respostas espontâneas e estimuladas e simulações de segundo turno entre os pré-candidatos que têm liderado outras pesquisas; avaliou a rejeição desses nomes, identificou quais são os políticos que têm maior poder de influenciar o voto dos eleitores; levantou como está atualmente a avaliação da administração do atual prefeito Edmilson Rodrigues (de ótima à péssima); identificou como está a aprovação ou desaprovação pelos eleitores de Belém das administrações municipal, estadual e federal; elencou quais são as principais reclamações da população de Belém em relação aos serviços públicos (prioritariamente os de gestão municipal); procurou identificar quais obras ou realizações da atual gestão do Prefeito Edmilson Rodrigues a população mais lembra e, também pesquisou quais são os nomes mais citados para a eleição de outubro/2024 para vereador em Belém.

E a pesquisa trouxe bastantes e importantes informações estatísticas sobre os assuntos pesquisados, como por exemplo:

IGOR NORMANDO EMPATA COM EDER MAURO E OS DOIS LIDERAM A CORRIDA ELEITORAL

Igor Normando, que é deputado estadual, foi secretário estadual que gerenciava as Usinas da Paz e é o pré-candidato apoiado pelo governador Helder Barbalho, ultrapassou e se distanciou do atual prefeito Edmilson Rodrigues e está empatado em primeiro lugar, em empate absoluto, com o deputado e pré-candidato Eder Mauro do PL, que é apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro e tem sido o maior representante do voto da direita em Belém. Ambos estão com 19,2% das intenções de votos estimulados, seguidos por Edmilson Rodrigues com 11,7%, Thiago Araújo com 7,5%, Jefferson Lima com 6,9% e Delegado Eguchi com 6,4%. Participaram do cenário também o pré-candidato Ítalo Abati (0,6%) e Capitão Nassar (0,2%).

Neste cenário estimulado de primeiro turno, nota-se ainda um número siginificativo de eleitores que informaram que preferem votar em BRANCO ou ANULAR O VOTO, 11,7%, bem como os que ainda estão INDECISOS, não definiram em quem devem votar, que totalizaram 16,6%. O número de INDECISOS tende a reduzir à medida que as eleições se aproximam e os eleitores vão conhecendo melhor os candidatos e suas propostas e definindo suas preferências.

A tabela acima mostra que IGOR NORMANDO vence em alguns distritos de Belém (DAOUT – bairros do Outeiro) e (DABEN – Bengui e bairros próximos), enquanto EDER MAURO lidera em outros distritos (DAICO – bairros de Icoraci) e (DASAC – Sacramenta e bairros próximos), enquanto EDMILSON RODRIGUES continua imbatível no distrito DAGUA, que é formado pelos populosos bairos do Guamá, Jurunas, Terra Firme e outros.

SEGUNDO TURNO EM BELÉM

Fizemos 3 simulaçõs de prováveis confrontos nas eleições de segundo turno em Belém, que é atualmente a maior probabilidade de ocorrer diante do número de candidatos com chance de vitória. Testamos os três candidatos que têm apresentado maiores intenções de voto em Belém: EDER MAURO, EDMILSON RODRIGUES e IGOR NORMANDO em duelos entre si. E encontramos uma nova informação que pode vir a se tornar tendência nessas eleições em Belém, se os números atuais se confirmarem nas próximas pesquisas.

IGOR NORMANDO VENCE EDER MAURO E TAMBÉM VENCE EDMILSON RODRIGUES

As três perguntas estimuladas que fizemos nesta pesquisa para medir cenários de segundo turno em Belém foram:
1) E se houver segundo turno entre Eder Mauro e Edmilson Rodrigues, e as eleições fossem hoje, em quem você votaria?
2) E se houver segundo turno entre Edmilson Rodrigues e Igor Normando, e as eleições fossem hoje, em quem você votaria?
E, por fim:
3) E se houver segundo turno entre Igor Normando e Eder Mauro, e as eleições fossem hoje, em quem você votaria?
E os resultados foram os seguintes:

Na simulação estimulada de segundo turno para Prefeito de Belém entre EDER MAURO e EDMILSON RODRIGUES, o candidato do PL sai nafrente com 33%, enquanto o atual prefeito soma 19,4%. Eleitores que não votam em nenhum dos dois comam 28,3% e os INDECISOS são 19,4%.

Este cenário confirma que EDER MAURO tem muito mais votos entre os HOMENS do que entre as MULHERES, enquanto EDMILSON apresentou um pouco mais de votos entre as MULHERES.

Na segunda simulação que fizemos, entre EDMILSON RODRIGUES e IGOR NORMANDO, EDMILSON volta a perder, diminuindo um pouco mais suas intenções de votos, ficando com 16,6%, enquanto IGOR NORMANDO totalizou quase 40% da intenção de votos dos eleitores de Belém.

Tanto IGOR quanto EDMILSON confirmam suas forças principalmente entre as eleitoras, o que fez que neste cenário muitos HOMENS informassem que votariam BRANCO / NULO (29,7%).

Na última simulação que fizemos, entre IGOR NORMANDO e EDER MAURO, IGOR NORMANDO, com 34,4% das intenções de voto, vence novamente, porém por uma diferença de apenas 3,4%, o que configura um EMPATE TÉCNICO com EDER MAURO, que chega a 31,0%. Novamente, os votos de IGOR vêm mais das MULHERES e de EDER MAURO dos HOMENS.

Este cenário foi o que teve maior votos válidos, demonstrando forte rivalidade entre os dois pré-candidatos no atual momento da corrida eleitoral.

De certa forma, os três cenários também apresentam uma informação que seria os VOTOS POTENCIAIS de cada um dos 3 pré-candidatos mais fortes em Belém:
– EDMILSON não conseguiu ultrapassar os 20% de intenções de voto;
– EDER MAURO chegou nos 33% e depois caiu para 31% contra IGOR;
– IGOR NORMANDO atingiu 39,8% contra EDMILSON e caiu para 34,4% contra EDER.

Acreditamos que esses números máximos obtidos nas simulações de segundo turno sejam o POTENCIAL DE VOTOS ATUAL de cada um dos três pré-candidatos. Será que vão conseguir superar esses limites nas próximas semanas, onde a movimentação política de apoios e ações de rua se intensificam?

Acompanhe mais informações de pesquisa MENTOR – BELÉM JUNHO/2024 que iremos postar em seguida, juntamente com o relatório completo do estudo.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-07215/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

DADOS DA PESQUISA

Amostra: 625 entrevistas

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Período da pesquisa: 13 a 20 de junho de 2024

Contratante da pesquisa: a própria empresa.

Compartilhar:

Vamos pesquisar com a Mentor?

Ligue para nós ou preencha o formulário de contato e venha tomar um café em nossos escritórios. Aqui vamos encontrar a melhor metodologia científica que as pesquisas oferecem para lhe ajudar em sua estratégia de gestão, eleição ou empreendimento.

FALE COM A MENTOR