Pesquisa do Instituto Mentor em Portel mostra grande vantagem a favor do atual prefeito Paulo Ferreira

6 de junho de 2024

O Instituto de Pesquisas Mentor, qua atua há 22 anos no Pará, Amapá e outros estados das regiões norte e nordeste, divulga a primeira pesquisa oficial registrada no T.R.E. Pará sob o número PA-07963/2024 , referente às Eleições Municipais de 2024 no município de Portel.

Intenção de votos para Prefeito(a) de Portel

Atual prefeito atinge 85% de aprovação de sua administração

A pesquisa mostra em destaque que o pré-candidato Paulo Ferreira (MDB), atual prefeito do município, tem larga vantagem em relação aos seus prováveis concorrentes. Paulo Ferreira aparece na frente nos três cenários estudados, com números que chegam a 71,0% de intenção de votos, enquanto que os outros nomes testados que estão mais próximos são Alex Aquino (14,3%) e Alessandro Gomes (3,0%), tendo ainda 8,5% de eleitores indecisos e 3,3% que informaram votar branco ou nulo.

Foram entrevistados 400 eleitores que residem em Portel, tanto na zona urbana do município, quanto nas zonas rurais de seus longos e diversos rios e ilhas, desde que tivessem 16 anos ou mais e já estivessem aptos para o voto junto ao T.R.E. Pará. A margem de erro da pesquisa é de 4,9% e o nível de confiança é de 95%, o que significa que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Prefeito, governador e presidente: aprovados ou reprovados?

Prefeito e governador com aprovações altíssimas pelo eleitor de Portel

A pesquisa do Instituto Mentor também procurou estudar como a população avalia a gestão do atual prefeito de Portel, e se aprova ou desaprova sua administração. Também foram pesquisadas as aprovações do governador Helder Barbalho e do presidente Lula, desde que assumiram seus atuais mandatos.

A pesquisa apontou que 84,5% dos eleitores aprovam a administração de Paulo Ferreira, sendo que 38% avaliam sua gestão como ótima, 40% avaliam sua gestão como boa e 7,5% avaliam como regular positiva. Apenas 10,3% dos eleitores informaram que avaliam a gestão como regular negativa, ruim ou péssima.

O governador Helder Barbalho obteve na pesquisa 91,5% de aprovação à sua gestão em Portel e o presidente Lula obteve 74,5% de aprovação de sua administração no país.

O que melhorou e o que ainda está ruim em Portel?

Educação foi muito bem avaliada por quase 60% da população

A Mentor Pesquisas também estudou quais as áreas da administração pública mais melhoraram e as que ainda estão precisando melhorar na ótica dos eleitores portelenses.

A Educação foi a área qua mais melhorou em Portel segundo 58% dos eleitores entrevistados, seguida do Asfaltamento (11,5%) e da Saúde (8,5%).

Por outro lado, quando perguntados sobre as áreas da administração pública que eram os maiores problemas ainda em Portel, a Saúde foi citada por 38,8% dos entrevistados, seguida da Geração de Empregos (20,8%) e Segurança Pública (8,5%).

Potencial de votos dos principais pré-candidatos

Paulo Ferreira tem o maior potencial de votos entre os pré-candidatos

Por fim, a pesquisa também estudou o potencial de votos de alguns dos pré-candidatos e, novamente, o atual prefeito Paulo Ferreira aparece com o maior potencial de votos, sendo que 69% informaram que “votariam com certeza nele” e ainda outros 16,0% “talvez votassem nele”, totalizando 85% de votos potenciais.

Em segundo lugar aparece Alex Aquino com 16,8% de “votariam com certeza nele” somados a 37,5% de “talvez votassem nele”. O nome de Alessando Gomes teve apenas 4,8% de “votariam com certeza nele”.

Pelos números apresentados na primeira pesquisa registrada em Portel, se as eleições fossem no período da coleta das entrevistas, o atual prefeito teria uma vitória muito mais confortável do que teve em 2020.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-07963/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

DADOS DA PESQUISA

Amostra: 400 entrevistas

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Período da pesquisa: 29 de maio a 05 de junho de 2024

Compartilhar:

Vamos pesquisar com a Mentor?

Ligue para nós ou preencha o formulário de contato e venha tomar um café em nossos escritórios. Aqui vamos encontrar a melhor metodologia científica que as pesquisas oferecem para lhe ajudar em sua estratégia de gestão, eleição ou empreendimento.

FALE COM A MENTOR