Pesquisa Mentor no Amapá para Governador mostra tendências das urnas

9 de setembro de 2022

O Instituto de Pesquisas Mentor realizou pesquisa estadual no Amapá, com dados coletados no período de 03 a 08 de setembro em cinco dos maiores municípios do estado em número de eleitores, a saber: Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Mazagão e Porto Grande. Foram entrevistados 810 eleitores com idade acima de 16 anos, através de entrevistas residenciais e pessoais.

Governador Espontânea

Na pergunta com resposta espontânea ao GOVERNO DO AMAPÁ, a menos de um mês para as eleições, 58,3% dos entrevistados já citaram um nome espontaneamente e 38,3% disseram ainda não saber em quem votar.
Dos nomes citados espontaneamente, o do ex-prefeito de Macapá CLÉCIO foi o com maior frequência, chegando a 30,0% do total de entrevistados. Em seguida, aparece o nome do vice-governador JAIME NUNES, com 26,8% de citações espontâneas. Os demais candidatos tiveram poucas citações. GESIEL com 0,8%, GILVAM com 0,5%, GIANFRANCO e JAIRO tiveram apenas 0,1% de citações do total de entrevistados.

Governador Estimulada

No cenário de intenção de voto estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, CLÉCIO aparece novamente à frente dos demais com 44,9%, seguido de perto por JAIME NUNES que alcança 36,7%. Em terceiro, porém muito atrás, aparece o nome de GILVAM BORGES com 3,1%. GESIEL somou 0,8%, GIANFRANCO 0,6% e JAIRO 0,1%. BRANCOS ou NULOS chegam a 4,2% e INDECISOS 9,6%.

Se as eleições fossem no período de coleta de entrevistas desta pesquisa, CLÉCIO teria mais votos do que os demais candidatos somados, o que lhe daria a vitória em primeiro turno. Mas ainda é muito cedo para qualquer previsão antecipada de vitória, visto que a candidatura de JAIME NUNES também vem apresentando muita adesão dos eleitores e estabelecendo uma polarização com CLÉCIO.

Simulação de Segundo Turno

A pesquisa também perguntou: “Se houver SEGUNDO TURNO para governo do Amapá e os candidatos forem JAIME NUNES e CLÉCIO, em quem você votaria?”
Neste cenário de SEGUNDO TURNO entre JAIME e CLÉCIO, os resultados apontaram VITÓRIA DE CLÉCIO por 52,4% a 41,0%, tendo ainda 2,1% de BRANCOS/NULOS e 4,5% de INDECISOS.

Pesquisa quantitativa com 810 eleitores e margem de erro de 3,5%, nível de confiança de 95%, realizada no Estado do Amapá, com dados coletados no período de 03 a 08/09/2022, nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Mazagão e Porto Grande, registrada no TRE/TSE com número AP-00875/2022, com publicação permitida a partir de 09/09/22. Empresa contratada e contratante: Mentor Inteligência em Pesquisas.

Compartilhar:

Vamos pesquisar com a Mentor?

Ligue para nós ou preencha o formulário de contato e venha tomar um café em nossos escritórios. Aqui vamos encontrar a melhor metodologia científica que as pesquisas oferecem para lhe ajudar em sua estratégia de gestão, eleição ou empreendimento.

FALE COM A MENTOR